Uma nova forma de pensar sobre a saúde

Respostas do Sistema de Cura vs Sintomas da doença
Uma nova forma de pensar sobre a saúde

Quando o nosso sistema de cura é inicialmente activado, podemos confundir as mudanças que acontecem no nosso corpo, que são respostas normais de cura, com sintomas de uma doença em particular. Na verdade, esse é o erro comum que a maioria das pessoas comete, incluindo médicos e outros profissionais da medicina em geral. Mais uma vez, até muito recentemente, a nossa cultura tem sido orientada para a doença na sua abordagem para compreender a saúde e a cura, e assim permanecemos ignorantes do sistema de cura e de como os nossos corpos se esforçam continuamente, para corrigir desequilíbrios e manter-nos saudáveis.

Quando as coisas começam a mudar nos nossos corpos, assumimos automaticamente que estamos doentes e que algo está terrivelmente errado. Se os nossos corpos começarem a reflectir o desequilíbrio e a funcionar anormalmente, se houver algum desconforto ou dor, a nossa primeira suposição que é a mais provável, é que seja a de que estamos a ficar doentes ou que temos uma alergia. Isso é porque estamos a tentar explicar os nossos sintomas.

Esta é uma interpretação natural e normal do que está acontecendo com os nossos corpos. Em vez de saltar para a conclusão de que algo está errado com o seu corpo, primeiro tente entender como o seu sistema de cura pode estar a responder apropriadamente para corrigir um desequilíbrio que aconteceu.

Deixe-me explicar-lhe melhor:

Considere os Espirros, por exemplo. Geralmente pensamos em espirros como um sintoma de resfriado comum, princípio de gripe ou de alguma alergia. Na realidade, espirrar é uma resposta normal do sistema de cura para expelir os detritos estranhos, remover irritantes, remover patógenos potenciais, livrar o corpo da doença e ajudar o corpo a manter a sua integridade. O espirro também é um mecanismo de protecção que ajuda a prevenir o avanço adicional de invasores estranhos indesejados nas estruturas mais profundas e mais delicadas do sistema respiratório, como os nossos pulmões e seios, e é outra maneira comum dos nossos sistemas de cura salvaguardarem a nossa saúde.

Além de espirrar, a maioria das pessoas, incluindo os médicos, confunde muitas outras reacções curativas comuns com sintomas de uma doença. Essas respostas incluem o seguinte:

Tosse. Também considerado um sintoma de uma doença ou condição respiratória, a tosse é uma resposta definitiva do seu sistema de cura para expelir detritos indesejados e invadir microorganismos que penetraram mais profundamente no sistema respiratório e estão ameaçando causar danos aos seus pulmões. Nos meios médicos, uma boa tosse é conhecida como tosse produtiva, na medida em que expele catarro, muco, microrganismos e detritos infecciosos com sucesso, o que efectivamente ajuda as vias aéreas e facilita a respiração. Tossir pode ser poderoso; a velocidade com que estrangeiras partículas e detritos que saem dos pulmões com uma tosse, chegam a atingir mais de mil quilómetros por hora.

Diarreia. Geralmente considerado um sintoma de uma doença intestinal, a diarreia é uma resposta curativa que seu corpo usa. É o corpo a eliminar toxinas e material contaminado do seu cólon e intestino grosso. A diarreia é rápida e eficiente, e ajuda a eliminar o que é irritante ou afecta o seu trato intestinal. Várias doenças ou problemas intestinais potencialmente graves podem ser eliminados dessa maneira. Suprimir a diarreia por meio de medicamentos artificiais pode ser perigoso, e muitas vezes acontece o contrário. Quando você obstrui os processos naturais de eliminação do seu corpo através da supressão da diarreia, microorganismos nocivos não têm para onde ir além do seu corpo, onde podem invadir seu fígado ou corrente sanguínea e causar doenças mais sérias. Claro que há momentos em que muita perda de líquidos e electrólitos por diarreia pode exigir intervenção médica. No entanto, ao ver a diarreia como uma resposta do seu sistema de cura e buscando formas de cooperar com esse sistema, você pode fazer ajustes simples e naturais para restaurar o equilíbrio e a saúde do seu corpo.

Isso pode incluir beber mais líquidos, evitar alimentos e substâncias irritantes e controlar o stress, que pode ser prejudicial para o intestino e respectivo sistema digestivo.

Desmaio. O desmaio acontece quando uma pessoa perde temporariamente a consciência e cai. As causas do desmaio podem variar de graves a benignas, mas a perda de consciência é geralmente devido à falta de fluxo sanguíneo na cabeça e no cérebro. Caindo enquanto desmaia representa uma resposta compensatória do sistema de cura do seu corpo. Quando o corpo cai e fica deitado no chão numa posição horizontal, o fluxo sanguíneo e o oxigênio para o cérebro aumentam, o que muitas vezes pode restaurar a consciência. A maioria dos casos de desmaios é totalmente benigna, especialmente se não existirem doenças ou condições subjacentes graves. No entanto, há ocasiões em que a doença subjacente grave está presente, e você precisa ser levado ao hospital e tratado. No entanto, o tratamento correcto é lidar com as causas subjacentes que precipitaram o desmaio, não apenas com o desmaio em si.

A febre. Normalmente é associada a uma infecção, a febre é a forma de aquecer o seu corpo para anular organismos agressores, a maioria dos quais é extremamente sensível à temperatura e não tolera calor excessivo. Além disso, a febre induz sudorese, que ajuda o corpo a eliminar toxinas mais rapidamente.

Aprender a lidar com a febre através da reidratação contínua (beber muita água), em vez de suprimir uma febre com medicamentos artificiais, apoiará o seu sistema de cura e resultará numa resposta de cura mais rápida e completa.

Mesmo às vezes quando a supressão médica de uma febre seja necessária, a ingestão de líquidos deve ser encorajada. Com qualquer febre, é prudente procurar as causas subjacentes da febre e tratá-las, não apenas suprimir a febre. Isso funciona com o sistema de cura para ajudar a restaurar a saúde e o equilíbrio do corpo.

A Náusea A náusea acontece no intestino delgado e no estômago, e é uma resposta específica do sistema de cura que protege o seu corpo de mais alimentos que entram nele. Quando você se sentir enjoado, você perdeu o apetite por comida. O seu sistema de cura faz isso quando o seu corpo precisa limitar a ingestão de alimentos sólidos.

A náusea acontece normalmente quando você tem febre alta e precisa de muitos líquidos, ou quando você tem um vírus no estômago ou uma úlcera, e alimentos sólidos piorariam essas condições. A náusea também ajuda a conservar energia e liberta o fluxo sanguíneo do sistema digestivo.

Assim, poderá ser reencaminhado para outras áreas do corpo que têm uma maior necessidade imediata de energia de cura.

O Pus. O sistema de cura do seu corpo, funciona em sincronia com o seu sistema imunológico, produz pus, uma substância desagradável, com mau cheiro e amarelada, para ajudar a eliminar materiais estranhos, grandes e pequenos.
O pus acontece geralmente com a infecção. No caso de uma ferida ou um corpo estranho na pele, o seu sistema de cura formará uma bolsa de pus para isolar a ferida, separando-a do resto do corpo. O seu sistema de cura tentará digerir e dissolver a ferida ou o objecto estranho; se isso for difícil, ele tentará empurrar a ferida para fora da pele. Além de fluidos secretados para expulsar microorganismos e detritos estranhos, o pus contém glóbulos brancos e enzimas digestivas que quebram e digerem o material estranho. No caso de uma infecção bacteriana em qualquer parte do corpo, o pus produzido tentará liquidar e digerir as bactérias enquanto liberta a infecção.

Corrimento nasal e congestão nasal. Geralmente considerados sintomas do resfriado comum ou alergias, um nariz pingando e congestão nasal, são na verdade, respostas específicas do sistema de cura do seu corpo.

O aumento das secreções, muco, catarro e congestão são a maneira do seu sistema de cura tentar expulsar quaisquer organismos agressores ou partículas estranhas que possam ter invadido a entrada do sistema respiratório. Embora a tentativa de suprimir essas respostas curativas com descongestionantes nasais e outras drogas dêem alívio temporário, muitas vezes o resultado é um tiro pela culatra, pode prolongar uma doença e até piorar as coisas. Porque os agentes farmacêuticos tendem a secar as secreções para eliminar os sintomas, eles funcionam contra os processos naturais do sistema de cura do seu corpo para eliminar substâncias nocivas.

  • Inchaço e vermelhidão. Os primeiros sinais visíveis no local de qualquer lesão, trauma ou infecção no corpo, inchaço e vermelhidão também são respostas específicas do seu sistema de cura. Se causada por uma contusão, uma pancada, uma entorse, uma fratura ou uma infecção, o inchaço é o resultado do aumento de fluidos do sistema linfático, vasos sanguíneos com vazamentos e outros tecidos moles. O fluido ajuda a imobilizar o local e serve como amortecedor para evitar mais danos à área. Vermelhidão, conhecida como inflamação, é frequentemente acompanhada de dor e representa aumento do fluxo sanguíneo para a área. A inflamação é uma resposta complexa do seu sistema de cura, a colaborar com o sistema imunológico, para trazer células importantes e produtos químicos poderosos para a área lesionada, ajudando a remover toxinas, reparar tecidos danificados e acelerar a cicatrização.
  • Irritação nos olhos. Irritação é uma resposta de cura específica semelhante ao que acontece num nariz a pingar. A irritação ajuda a libertar material estranho ou microorganismos das delicadas e sensíveis superfícies dos olhos. Às vezes, quando a infecção ou irritação é extrema, os olhos permanecerão fechados porque as lágrimas e secreções secaram. Manter as pálpebras coladas fechadas é mais uma tentativa do sistema de cura de proteger os olhos de lesões ou danos adicionais.

O vómito. O vómito é um mecanismo de protecção que o seu sistema de cura usa para eliminar o material contaminado ou nocivo que de alguma forma entrou no seu estômago e intestino delgado.

O vómito é uma maneira rápida, eficiente e poderosa para o seu corpo se livrar de toxinas ou outras substâncias nocivas. Depois de ter comido alimentos contaminados, como na intoxicação alimentar, vómitos aparecerão para expulsar organismos infecciosos, assim como alimentos não desejados.

E as toxinas. As pessoas geralmente relatam sentirem-se muito melhor depois de terem vomitado nestes casos. Se você comeu demais, comeu alimentos que são muito ricos, ou bebeu muito café ou álcool, que actuam como irritantes intestinais e toxinas quando tomados em excesso, acontecerá o vómito para limpar e reduzir a carga sobre o sistema digestivo e corpo.

Embora inicialmente, você possa pensar que estas respostas estão associadas apenas aos sistemas individuais do corpo, como a tosse e o sistema respiratório, ou os vómitos e o sistema gastrointestinal, lembre-se de que é a presença do sistema de cura e o seu papel de supervisão sobre esses sistemas que na verdade produz essas respostas. Tenha em mente que o sistema de cura não é um sistema anatômico separado. É um sistema funcional, energético e inteligente que permeia todos os sistemas do seu corpo.

Ao ler o restante desta publicação, pense no seu corpo, nas suas sensações corporais e quaisquer mudanças que estejam acontecendo no seu corpo, como respostas bem medidas produzidas pelo sistema de cura do seu corpo.

Pense nelas como respostas que visam corrigir desequilíbrios e ajudá-lo a manter o seu estado natural de saúde, em vez de sintomas de doença. Mude a sua consciência para longe dos seus sintomas, o seu desconforto e os seus pensamentos de uma doença ou alergia, mesmo que estes sejam problemas reais para si. Em vez disso, confie que o seu sistema de cura está a fazer os ajustes fisiológicos necessários para corrigir os desequilíbrios e restaurar o seu corpo para o seu estado natural de saúde.

Eu percebo que essa perspectiva pode ser um desvio radical de como você actualmente vê seu corpo e a sua saúde; no entanto, aprender a fazer isso fará uma diferença significativa na sua saúde. Se você se pode concentrar menos nas doenças e mais na saúde, menos no que está errado com o seu corpo e mais no que está funcionando correctamente; se você puder transformar a sua atenção longe do medo de causas externas de doenças e agentes de doenças que estão além do seu controlo e, em vez disso, olhar com confiança para a arca do tesouro escondida, com recursos de cura que estão dentro do seu próprio corpo, você será capaz de colher os benefícios de uma saúde superior. Se você pode aprender a reconhecer as muitas maneiras que a seu sistema de cura responde aos desafios, a sua dependência de medicamentos e médicos será diminuída e a qualidade da sua vida será amplamente melhorada.

Benefícios de reconhecer as respostas do seu sistema de cura.
Você ganhará muito ao reconhecer as respostas do seu sistema de cura.

O seu sistema de cura:

– Capacita-o a descobrir e fazer uso do vasto suprimento de recursos de cura que estão no seu próprio corpo.

– Direcciona as suas energias e esforços dentro do seu próprio corpo e mantém-no afastado de culpar o seu desconforto ou doença por causas externas e forças além do seu controle, que podem ser debilitantes.

– Desloca o seu foco para longe do pensamento baseado no medo que pode ser prejudicial à sua saúde e ao seu bem-estar.

– Permite que você assuma uma maior responsabilidade pela sua vida, e ajuda-o a entender a conexão entre suas próprias acções e pensamentos, incluindo a sua dieta e estilo de vida, e a sua saúde.

– Diminui a sua dependência de médicos, medicamentos e agentes externos de tratamento.

– Melhora a sua confiança na capacidade do seu corpo para se manter saudável e curar-se.

– Ajuda no planeamento do tratamento e na cura de qualquer problema de saúde que você possa enfrentar.

Você pode ver que os benefícios de reconhecer o poder de seu notável sistema de cura e de trabalhar com ele terão um enorme impacto positivo na sua saúde e na sua vida.

Nota: À medida que for aprendendo esta nova maneira de pensar sobre o seu corpo, não negligencie a possibilidade de consultar o seu médico se algum desconforto ou dor física aumentar ou não desaparecer por conta própria. O seu médico pode ser uma ajuda valiosa e um suporte para o seu sistema de cura.

Referências bibliográficas …

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!