Quando você tiver 60 anos, você poderá ver-se com 40.

Uma breve Dica de Nutrição:

– As mitocôndrias são pequenas inclusões na sua célula, que se acredita virem de bactérias. A maioria das células têm vários milhares que compõem entre 15 a 50% do volume da célula. Elas são a fonte de mais de 90% da energia do seu corpo.

– As suas mitocôndrias têm um enorme potencial para influenciar a sua saúde, especificamente o cancro, e optimizar o metabolismo mitocondrial poderá ser o núcleo do tratamento eficaz para esta doença.

– Os nutrientes e cofactores importantes para a função mitocondrial são todas as vitaminas B, magnésio, gordura Ómega-3, CoQ10, acetil-L-carnitina, D-ribose e ácido alfa-lipóico. O exercício também é importante para a saúde e a função mitocondrial.

Alimente as suas mitocôndrias.

Em termos de nutrição, a “Dra. Patrick” enfatiza a importância dos seguintes nutrientes; co-factores importantes que são necessários para que as enzimas mitocondriais funcionem adequadamente:

    – CoQ10 ou ubiquinol (a forma reduzida)

    – Acetil L-carnitina, que transporta os ácidos gordos para as mitocôndrias

    – D-ribose, que é matéria-prima para a molécula de ATP

    – Magnésio

    – Ácidos graxos ômega-3

    – Todas as vitaminas do complexo B, como riboflavina, tiamina e B6

    – Ácido alfa-lipóico (AAL)

Como a “Dra. Patrick” afirma:

“Eu prefiro obter o máximo de micronutrientes que eu puder, de alimentos reais por uma variedade de razões, uma é que eles são compostos da ajuda da fibra para a absorção, os nutrientes também têm o índice certo. Não obtém demasiado. O equilíbrio fica correcto.

    E há outros componentes que ainda precisam ser identificados. Portanto, você deve estar muito atento para garantir que consome um espectro muito amplo [de alimentos] e que obtém os micronutrientes correctos. Acredito que tomar um suplemento do complexo B é bom por esse motivo.

    É por isso que tomo um e é também a razão pela qual, à medida que envelhecemos, deixamos de obter as vitaminas B tão facilmente, o que se deve em grande parte, ao facto de que as membranas das nossas células voltam a ficar mais rígidas. Isso muda a forma como as vitaminas B são transportadas para a célula”.

As Vitaminas do complexo B são solúveis em água, assim não são armazenadas em gordura. Não há realmente nenhuma toxicidade superior relacionada com elas.

O Exercício ajuda a manter jovens as mitocôndrias. O exercício também promove a saúde mitocondrial, pois força as mitocôndrias a trabalharem mais. Como mencionei anteriormente, um dos efeitos colaterais das mitocôndrias trabalhando mais é que elas irão gerar espécies reactivas ao oxigénio, as quais actuam como moléculas sinalizadoras.

Uma das funções que elas sinalizam é a produção de mitocôndrias. Assim, quando você faz exercício, o seu corpo responderá gerando mais mitocôndrias, para manter o ritmo de exigência de mais energia.

O envelhecimento é inevitável. Mas a sua idade biológica pode ser bastante diferente da sua idade cronológica e as suas mitocôndrias têm muito a ver com o seu envelhecimento biológico. A Dra. Patrick cita um estudo recente que mostra como as pessoas podem envelhecer biologicamente em índices muito diferentes.

Os pesquisadores mediram mais de uma dúzia de diferentes bio marcadores, como o comprimento do telómero, danos no DNA, colesterol LDL, metabolismo da glicose e sensibilidade à insulina, em três momento na vida das pessoas: aos 22 anos de idade, 32 anos. e 38.

“O que descobrimos foi que, ao observar alguém que tem 38 anos, será possível vê-lo 10 anos mais jovem, ou dez anos mais velho, segundo os seus marcadores biológicos”. Inclusivamente, apesar da idade ser a mesma, a pessoa pode envelhecer biologicamente, em índices muito diferentes.

De facto, se se tirasse uma foto dessas pessoas, e se mostrasse a foto para um espectador e pedir-lhe para adivinhar as suas idades cronológicas, o que é interessante e fez parte desta publicação, é que as pessoas adivinhariam a sua idade biológica, em vez da sua idade cronológica “.

Portanto, não importa qual seja a sua verdadeira idade, o quanto velho você se vê, corresponde aos seus bio marcadores biológicos, que dependem muito da saúde das suas mitocôndrias. Então, o ponto é que, enquanto o envelhecimento é inevitável, você tem um enorme controlo sobre a forma como você envelhece, o que realmente lhe dá poder. E um dos factores-chave é manter as suas mitocôndrias a funcionarem de forma adequada.

Como afirma a Dra. Patrick, a “juventude” não se trata apenas da sua idade cronológica, mas sobre o quanto velho você se sente e como o seu corpo funciona:

    “Eu quero aprender como optimizar meu próprio desempenho cognitivo e atlético. E também quero aumentar a parte juvenil da minha vida. Eu quero ter 90 anos. Quero andar por aí fora, surfando em San Diego como eu fazia quando tinha 20 anos. Eu não gostaria de degenerar-me tão rapidamente como acontece com algumas pessoas. Eu gostaria de prevenir essa degeneração e estender a parte jovem da minha vida, o mais possível, para poder desfrutar da vida.

Extraído do artigo do site do “Dr. Mercola”:

https://articulos.mercola.com/sitios/articulos/archivo/2016/01/24/la-mitocondria-influencia-la-salud.aspx